domingo, 21 de dezembro de 2008

Sirenes! Ambulância? Não, polícia

Morar aqui na Austrália às vezes é entediante, são raros os momentos em que sentimos a adrenalina sendo jorrada em nosso sangue. Não que essa mudança seja sem emoções, mas a adrenalina que me refiro aqui é a adrenalina negativa, do medo, da violência. Por quase oito meses ouço constantemente o barulho de sirenes ecoando pela cidade, e em todas as vezes que estico o pescoço buscando por uma perseguição policial, me frustro. Nunca vi um lugar para ter tanta gente precisando de ambulância e bombeiros! Todos os dias ouço sirenes por pelo menos duas vezes, e sempre que olho pela janela pensando: “será minha primeira perseguição policial?”, me deparo com um caminhão de bombeiros ou ambulância passando por mim.

Dos últimos quatro dias, por duas noites, presenciei perseguições policiais. Uma delas, com o envolvimento de diversos carros de polícia, pelo menos dez. Passei esses dias em Sydney, e tive que vir para cá para finalmente ver coisas desse tipo acontecendo. Não que Sydney seja uma cidade violenta, mas sem dúvidas ela já possui algumas mazelas de uma cidade grande. O resultado dessa experiência? A percepção que fiz a escolha certa ao optar por morar em Brisbane.

De uma forma ou de outra, ao vir para Sydney pela terceira vez, criei a expectativa que ficaria tentado em mudar para cá, e isso não aconteceu. Depois de oito meses morando em Brisbane, ao chegar aqui, notei que algumas coisas pareceram estranhas para mim. Vi poucos pontos que Sydney realmente agrega sobre Brisbane e, para ser mais exato, vejo três vantagens de morar lá (seguindo a ordem de importância): O fato de estar no litoral, o mercado de trabalho, e a vida noturna / cultural.

Morar na praia é sem dúvida algo de peso para mim, vou à praia com freqüência, e passar uma hora no carro para curtir um dia na praia incomoda. O mercado de trabalho é algo que considero neutro, pelo menos por agora, que estou satisfeito com meu trabalho e planejando ficar lá por um tempo. Já a terceira vantagem é praticamente indiferente, pois são raros os momentos que saio para curtir à noite. Esse ponto só merece destaque, pois ele pode agregar justamente naquele dia que você está procurando algo diferente para fazer. Nesse caso, Sydney sempre lhe oferecerá uma opção.

Por outro lado, nesses quatro dias me deparei com mendigos, um clima diferente (com frio de dezesseis graus em pleno verão), gente mijando no meio da rua, uma mãe dando cerveja para um bebê de colo, sujeira (se comparado à Brisbane, não ao Brasil), um sistema de transporte público mais complexo e caro, motocicletas acorrentadas em postes para não serem roubadas, etc.

Não que nada disso não fizesse parte da minha realidade quando eu estava no Brasil, mas acho que após esse tempo morando em Brisbane, me acostumei com a organização e simplicidade que a cidade oferece. Em Sydney tive a mesma sensação que tinha quando eu saía de Fortaleza para passar uns dias em São Paulo, no qual por um lado você se encanta com o que a cidade oferece, e do outro você não consegue se imaginar morando lá. Isso quer dizer que morar em Sydney é uma opção descartada? Claro que não! Assim como quando eu estava no Brasil, nunca desconsiderei a possibilidade de morar em São Paulo, aqui também não seria diferente. Mas acho que a única coisa que faria com que isso acontecesse seria a existência de uma oportunidade única, que oferecesse algo que eu realmente não conseguiria alcançar em Brisbane.

11 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

A Mercer Consulting (http://www.citymayors.com/features/quality_survey.html) colocou Sydney em 10o. no ranking das melhores cidades do mundo pra se viver, à frente de muitas cidades americanas e européias. Melbourne aparece em 17o e Brisbane em 34o. As cidades brasileiras nem aparecem no ranking. Concordo com você que Brisbane é uma ótima opção para se iniciar uma vida na AUS e concordo também que Sydney não fica fora dos planos. Vamos ver o que vai dar pra gente depois que chegarmos aí! ;)

Abração,

Fabio Hemylio

Unknown disse...

Bindi,

Feliz natal para você a Ana Paula e as crianças. Qual o seu endereço de e-mail?

Abraços

Anônimo disse...

Quer adrena? Vai saltar porra!!! Tu tá na terra dos esportes radicais!
Abraço Brother!

Felipe disse...

Muito legal seu blog, adicionado a minha lista de RSS para continuar lendo sempre.

Ana disse...

Oi Eduardo, tudo bem? Venho acompanhando suas emoções ao longo de sua tragetória.Fico ansiosa quando vc descreve os obstáculos que encontrou...fico feliz quando vc fala sobre suas conquistas até então...e torço todo o tempo para que vc alcance seus objetivos neste país tão próspero!
Sou farmacêutica, 28 anos.Venho colhendo informações há algum tempo, e sei que AU precisa de farmacêutico.Meu objetivo é conseguir visto permanente.Não me importo em exercer outra profissão para obtê-lo.Quero o caminho mais rápido.O que vc me aconselha?Tento um visto de trabalho daqui mesmo como farmacêutica ; ou vou p AU fazer um curso de inglês + curso de...sei lá...chef de cozinha,para depois tentar aplicar o visto permanente estando na AU? Como vc vive na AU, acredito que vc tenha uma visão muito melhor, ou pelo menos, mais próxima da realidade do que a minha. Preciso de sua opinião, e se possível. do seu e-mail também.
Seu bog é interessantíssimo.Admiro a visão que vc tem das coisas. Parabéns e obrigada!
Ana Campos - Barbacena ( MG )

Ana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Eduardo Bindi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Eduardo Bindi disse...

Oi Ana,

Por aqui tudo bem, e com você?

Que bom que está gostando do blog, é uma pena que não tenho tido muito tempo para atualizá-lo.

Bom, acho que devo ser sincero antes de qualquer coisa, caminho rápido para o visto de residência não existe. Pelo menos não para aqueles que pretendem imigrar como profissionais qualificados. Se seu objetivo for se mudar rapidamente para a Australia ai realmente você pode vir como estudante ou com o visto de trabalho. Conseguir um sponsor ai do Brasil não é algo impossível, mas é difícil. Eles valorizam muito profissionais com experiência local e sempre que participei de entrevistas eles faziam questão de confirmar se eu já residia na Australia e se já tinha experiência local.

Como é o seu inglês? E sua experiência? A melhor estratégia vai depender de uma série de fatores, mas acima de tudo sobre esses dois pontos. Já vi que há referencias sobre farmacêuticos na lista de profissões aceitas para imigração.

Me manda seu email também que podemos conversar melhor.

Abraço

Eduardo
Email: edubindi@gmail.com

Unknown disse...

Bindi,

Parabens pelo dia de hoje. Acompanho o seu Blog sempre atras de noticias. Um grande abraco.

Cristiano

Unknown disse...

Olá Eduardo td bem?, sempre que posso acompanho seu blog, meu nome é Leonardo sou universitário e pretendo fazer um intercâmbio (work and study) em fev 2010. Estou muito em dúvida entre Melbourne e Brisbane, estou indo com o inglês médio...irei procurar um emprego pra me ajudar a me manter no país, estou indo formado (engenharia de telecomunicações) e se possível no final do período de estudos (7 meses) qdo eu ja estiver com o inglês melhor queria agregar algo a mais no meu currículo, fazer um curso na area ou até mesmo estagiar em alguma empresa mesmo nao sendo remunerado, mas apenas para me acrescentar algo a mais.. o que vc acha disso tudo que te falei?? é possível?? qual dessas cidades seria melhor pra mim ?
se puder responder..
de qualquer forma obrigado e parabéns pelo Blog

um abraco

Leonardo