domingo, 8 de junho de 2008

O caro que sai barato

Além do visto, disposição e coragem, se há alguma coisa que você precisa ter quando se está emigrando para a Austrália, essa coisa é dinheiro. Principalmente se você está trazendo sua família e quer montar uma vida estruturada. A quantidade de dinheiro que você precisará investir irá depender da necessidade e estilo de vida de cada um. Se você é solteiro, e está vindo para cá para começar uma vida do zero, sem ter mulher ou filhos, sua realidade é uma, já se você tem uma família estruturada, sua realidade é outra.

Não quero entrar no mérito do custo de vida daqui, e vou resumir esse ponto numa frase: “O custo de vida daqui é maior do que o do Brasil, em compensação você ganha mais e não tem uma série de gastos que temos por lá”. O foco desse post é no custo para se estabelecer por aqui como um residente permanente.

Para facilitar, vou dividir esses custos em dois grupos, pré-viagem e pós-viagem. Considero em pré-viagem todas as despesas advindas da obtenção do visto, preparação para a mudança e viagem para a Austrália. Já na pós-viagem, considero todas as despesas que você tem desde a chegada, até a estruturação da sua rotina em uma moradia permanente. Vale à pena mencionar aqui, que as despesas você vai pagando ao longo do tempo, e não de uma vez só.

Para obter o visto e colocar o pé no avião que irá lhe trazer para cá, você irá gastar pelo menos 5.600,00 dólares americanos, e esse valor pode variar muito dependendo do seu caso. Para facilitar, criei dois cenários, um de um solteiro e outro de uma família com um(a) esposo(a) que não fala inglês e um filho.

image

Já daqui é possível notar uma diferença considerável entre os custos de um solteiro emigrando para a Austrália e o de uma família. Infelizmente para nós, pais de família, essa diferença não termina aqui. É importante notar que você paga esse valor ao longo de 18 a 24 meses em média. Para evitar gastar dinheiro à toa, é importante saber se você realmente atende todos os critérios para a obtenção do visto. Por esse motivo, faça uma avaliação detalhada dos passos para reconhecer sua profissão, da pontuação que você obteve e do seu nível de inglês.

Uma vez chegando à Austrália, você se depara com outras despesas que, mais uma vez variam bastante conforme o perfil de cada um. Uma coisa é fato, você tem que trazer dinheiro para se manter por alguns meses por aqui. Isso se dá, pois conforme eu já expliquei em um post anterior, na melhor das hipóteses, você irá levar pelo menos três semanas para começar a trabalhar, o que fará com que você só vá receber seu primeiro salário quando você estiver com quase dois meses aqui.

image

Os custos do dia-a-dia e acomodação nos sessenta dias iniciais estão equivalentes entre solteiros e casados, pois considerei a mudança dos dependentes da pessoa que vem com a família somente após seu estabelecimento por aqui. Dentro das despesas acima, considerei que a acomodação é em albergue, que despesa com alimentação fica em torno de vinte dólares/dia, e gastos de dez dólares por dia com internet, pois essa é uma das suas principais ferramentas para buscar empregos. As passagens aéreas são relacionadas a eventuais entrevistas que você vá fazer em outras cidades. Além disso, como solteiro, os custos com moradia são menores, já que você pode dividir apartamento com outras pessoas. Considerei também que quem vem solteiro não precisa de carro, já para quem vem em família, um carro é fundamental. No caso do carro, coloquei o valor de seis mil dólares, o que pode ser equivalente à compra de um carro mais antigo, mas em bom estado, ou ao valor da entrada para um carro mais novo. O fato é que aqui você compra um carro popular zero por treze ou quatorze mil dólares.

Mais uma vez, os custos pós-viagem podem variar muito conforme cada caso, pois tudo irá depender do seu estilo de vida. Aqui você tem a opção, por exemplo, de comprar móveis usados ou novos, o que pode fazer esse valor variar consideravelmente. O mesmo vale para valor do aluguel e eletrodomésticos. Esse valor de dois mil e quinhentos dólares considera apenas a compra dos móveis básicos, como cama, mesa e cadeiras.

Se você é solteiro, precisará investir pelo menos treze mil dólares para emigrar, já os com família gastam pelo menos trinta mil, o que faz com que essa escolha tenha que ser muito bem planejada. A idéia desse post não é desencorajar quem não tem esse dinheiro, afinal eu sei que juntar um valor desses estando no Brasil não é fácil, mas sim dar a vocês uma noção mais próxima da realidade que você enfrentará. Uma coisa é certa, tendo esse dinheiro ou não, uma vez definido que é isso o que você quer para sua vida, os meios para traçar esse caminho são os mais diversos e, se você mantiver o foco e buscar soluções criativas, todo sonho é viável.

Treze ou tinta mil dólares, isso é muito dinheiro para começar uma nova vida?

4 comentários:

Unknown disse...

Cara, na verdade os valores das taxas de ACS e DIAC são em AU$ e não em US$, sem bem que a cotação está próxima hoje, mas dá uma boa diferença quando somados. ;) Abraço

Eduardo Bindi disse...

Pois é, alguns valores são em dólar australiano. Além das taxas, os valores de aluguel, eletrodomésticos, móveis, etc.
Considerei tudo em dólar americano, pois a diferença está muito baixa, acaba saindo uma coisa pela outra.

Junior disse...

Eduardo, parabéns pelo seu blog principalmente este ultimo post com as estimativas de gastos. Estou planejando morar na Australia com minha esposa e filho, e tenho pesquisado diversas fontes e com certeza o blog é a melhor delas. Morei 2 anos na Inglaterra onde mantinha um blog e pude ajudar muita gente também. Um grande abraço e keep up with the good work!

Maurício Junior

Anônimo disse...

Va' ao IKEA, voce consegue mobiliar uma casa bem moderna e sem precisar gastar muito la'!