segunda-feira, 2 de junho de 2008

Procurando moradia – Parte I

Para se estabilizar na Austrália, todo imigrante que vem como residente permanente tem que passar por pelo menos quatro etapas obrigatórias: (1) conseguir dinheiro para emigrar, (2) conseguir o visto, (3) conseguir um emprego e (4) conseguir um local para morar. Até esse momento já superei as três primeiras, faltando apenas conseguir uma moradia, que espero fazer amanhã, pois estou indo assinar um contrato de aluguel numa imobiliária.

As condições para se conseguir uma boa moradia na Austrália podem variar muito conforme a localidade que você está se estabelecendo, principalmente no tocante a valores e concorrência. Mas uma coisa é comum em todas as regiões: os contratos de aluguel aqui são feitos única e exclusivamente para beneficiar os proprietários e imobiliárias.

O problema acontece porque, assim como no Brasil, a lei australiana favorece bastante o inquilino, e como os valores dos imóveis aqui são extremamente elevados, tudo o que um proprietário não quer é, um inquilino que não está pagando o aluguel ou que está destruindo sua residência sem conseguir tirá-lo de lá porque a lei não permite.

Para mitigar esse risco, os proprietários e imobiliárias utilizam dois artifícios: contratos curtos e processo seletivo rigoroso. Diferentemente do Brasil, onde você consegue fazer contratos de dois ou três anos, aqui a duração padrão de um contrato de aluguel é seis meses. O motivo para isso é muito simples, se for para ter problemas com um inquilino, esses problemas só vão durar seis meses. Além disso, como as condições do mercado imobiliário aqui são muito dinâmicas, o proprietário fica com maior poder de barganha na hora de renovar. Se o valor do imóvel valorizou, ele consegue facilmente jogar essa diferença no novo contrato.

É até estranho, mas aqui para alugar um imóvel, você passa por um processo seletivo. Não interessa se você chegou primeiro, se você tem condições de pagar o aluguel, ou se você tem lindos olhos verdes, o proprietário só aluga para você depois que ele analisar seu perfil e gostar dele. Isso se dá da seguinte forma: os imóveis geralmente são anunciados em imobiliárias ou sites como o realestate.com.au. Uma vez que o anúncio é feito, eles marcam um dia específico para a inspeção do imóvel, e, nesse dia, você e mais vários interessados vão lá analisar a propriedade. A inspeção geralmente leva de 15min a meia hora. Os interessados então preenchem um formulário com várias perguntas, onde você tem que informar: quem irá morar com você, sua remuneração, empresa que trabalha, onde morava antes, contato da imobiliária que gerenciava o seu aluguel anterior, contato do síndico (manager) do seu condomínio, referências locais, referências do seu emprego, se você tem bicho de estimação, etc. Uma vez que eles recebem todas as aplicações, elas são submetidas ao proprietário, que então toma a decisão de para quem ele irá alugar o imóvel.

Se você é uma pessoa organizada, tranqüila, paga suas contas em dia, etc. você não terá nenhum tipo de problema para conseguir moradia por aqui. Agora, se você adora fazer festas no seu apartamento, entregou o seu imóvel anterior todo destruído ou não pagou o aluguel em dia, você pode passar por sérios problemas.

Felizmente, mesmo sendo recém chegado do Brasil e sem referências locais anteriores, fui aprovado nas duas aplicações que fiz, mas nem por isso deixei de ficar intimidado pelo processo. Imagina só a situação: você vai fazer uma inspeção numa casa, quando você chega lá no horário marcado, já tem umas dez pessoas do lado de fora esperando. A corretora chega e abre a residência para inspeção. Se você não gosta do imóvel, beleza, você vai embora e não perde mais seu tempo. Agora, se você se encanta com o lugar, a situação fica insuportável! Primeiro porque as dez pessoas não são mais dez, enquanto você está inspecionando a casa já chegaram mais dez, e quando você vê, está fazendo fila para entrar num quarto. Segundo, porque não são vinte pessoas que estão ali contigo, mas sim vinte concorrentes! Em pouco tempo, eles viram seus inimigos mortais. “Ta olhando para minha casa por quê? Sai fora!”. Dali um pouco você está analisando seus concorrentes, fica imaginando se o perfil deles pode ser melhor do que o seu, fica olhando quem pegou o formulário de aplicação. “Porra, aquele cara lá veio de carro e eu vim de ônibus”, “Droga, aquele loirão lá é Australiano, com certeza eles vão dar prioridade para quem é daqui”...

Uma coisa é fato, as imobiliárias querem velocidade, então não perca tempo, gostou do imóvel, aplique! Ficou na dúvida, aplique! Não foi com a cara do seu concorrente e quer tirar a vaga dele, aplique! O problema é depois você gerenciar as imobiliárias que ficam te ligando para fechar o negócio, mas na dúvida, é melhor garantir.

Um comentário:

Unknown disse...

Ola Eduardo, obrigada por visitar meu blog! Como vi q vc tbem tem um resolvi visitar a tua pag e achei bastante interessante e informativa, keep it up!

=)

Emileide