sexta-feira, 30 de maio de 2008

Shine A Light

Shine a Light

Acabei de assistir “Shine A Light”, um filme de Martin Scorsese sobre os Rolling Stones. É incrível. Se eu fosse o Scorsese faria o filme exatamente como ele fez, não mudaria nada. Sou um grande admirador da música dos Stones e não estou nem aí para o que eles fazem em sua vida particular. Pelo visto Scorsese pensa como eu, o filme é muito mais um show do que um documentário. Até onde sei, ele não é nem proposto como um documentário, e na prática traduz tudo que o grupo representa: rock de qualidade.

Me chamem de velho, de antigo, quadrado, do que for, mas as bandas que surgiram na década de sessenta são as melhores até hoje. Só para comprovar minha tese, além dos Rolling Stones, surgiram também nessa época os Beatles, Bob Dylan, The Doors, Jimi Hendrix, Janis Joplin, Eric Clapton, Led Zeppelin, The Who e Pink Floyd. Não sou profundo admirador de todos eles, mas independente do meu gosto, ai só tem som de qualidade. Quando foi que tivemos uma revolução musical tão grande em uma década?

Voltando ao filme, o Scorsese consegue em duas horas um equilíbrio perfeito. O repertório foi escolhido com muito cuidado e, embora o filme demonstre que ele só tomou conhecimento das músicas na última hora, com certeza a decisão fazer o filme com músicas menos conhecidas foi planejada. É claro que alguns clássicos estão lá, mas como a maior parte do tempo as músicas que tocam não são hits, você deixa o embalo de lado para prestar atenção nos detalhes, na qualidade musical, nas caras e bocas do Mick Jagger e no som isolado de cada instrumento, dado sempre que ocorre um close em seu músico.

Por vários momentos fiquei me questionando como os caras conseguem fazer o que fazem com tanta facilidade. O entrosamento da banda é perfeito, o Keith Richards esbanja uma naturalidade tamanha que me fez pensar várias vezes: “porra, parece que os caras fazem isso há 50 anos!”, para concluir em seguida: “de fato eles fazem isso há esse tempo”. Chega a ser engraçado quando um repórter pergunta ao Mick Jagger ainda com cara de moleque: “Você se vê fazendo isso aos 60 anos?” E ele respondendo em seguida: “Sem dúvida!”.

shinealight

Eles estão lá brincando, fazendo o que amam, envolvendo e sendo envolvidos. Talvez esse seja o segredo da banda, talvez esse seja o motivo deles fazerem a mesma coisa há 46 anos e ainda manterem tesão por isso, talvez essa seja a razão para eles estarem aqui, demonstrar para o mundo o segredo de seu sucesso.

Nenhum comentário: