sábado, 3 de maio de 2008

Uma semana na busca de empregos

Ainda é cedo para falar se estou obtendo sucesso ou não na busca de empregos. Até agora, em cinco dias de buscas, já fiz quatro entrevistas. Todas através de empresas de recrutamento e seleção. De cara já estou sentindo na pele o fato de não ter experiência no mercado local. Recebi várias negações por esse motivo e, em todas as entrevistas que participei isso foi citado como meu ponto fraco. O processo de seleção aqui não é rápido, pelo menos não pelo caminho que estou seguindo no momento, que é usar sites de empregos e empresas de recrutamento e seleção.

O processo aqui, de maneira geral funciona na seguinte forma: você aplica seu currículo para uma oportunidade online. Após isso, as empresas realizam uma ligação para uma filtragem inicial. Nessa hora, o propósito da ligação é ver se você realmente atende todos os requisitos da vaga e verificar se sua expectativa salarial está dentro do oferecido. Nessa hora não tem jeito, não atendeu o requisito eles já praticamente te descartam. É até bom, pois assim ninguém perde tempo. As ligações são geralmente rápidas, somente o tempo de você responder cinco ou seis perguntas. Uma vez que você atende os requisitos solicitados, eles já agendam uma entrevista. O interessante dessa fase é que, dependendo da vaga, se ela for muito disputada entre as empresas de recrutamento e seleção, eles ligam para você imediatamente após você aplicar seu currículo. Teve caso aqui que, sem brincadeira, recebi uma ligação imediatamente após clicar no botão “Submit Application”.

A fase seguinte é uma entrevista na empresa de recrutamento e seleção. O negócio agora é mais profissionalizado, querem saber tudo de você, porque veio para a Austrália, como é que a experiência requisitada pode ser comprovada, que tipo de esporte você faz, como é a sua família, etc. A entrevista é bem interessante e realizada com profissionais muito bem qualificados. Diferentemente do Brasil, aqui não é usado nenhum teste psicológico, nem há a um psicólogo lhe entrevistando.

Uma vez que você é aprovado pela empresa de recrutamento e seleção, eles submetem seu currículo para o cliente deles e, se seu currículo for aprovado, é agendada uma entrevista entre você e o cliente. Nessa fase, antes da entrevista com o cliente, pode ser que seja necessário passar por mais uma etapa, que é você atender ao “key selection criteria”. Nesta etapa, no qual só passei uma vez, você tem que escrever um documento citando exemplos que comprovem a experiência exigida pela vaga. Por exemplo, se é mandatório para a posição “ter experiência em ambientes de missão crítica” você terá que incluir no seu texto exemplos que demonstrem essa experiência.

A entrevista com o cliente propriamente dita só aconteceu uma vez até agora e foi muito tranqüila, mas tenho certeza que as outras não serão assim. Pelo que pude perceber, para compensar a falta de experiência no mercado local, você terá que demonstrar outras forças que compensem essa fraqueza. Como não fui além desse ponto até agora, não sei dizer se existem outras fases além dessas. Uma coisa é fato, o processo é demorado. Supondo que você seja o candidato perfeito para uma vaga que tenha sido desenhada especificamente para você. Se você seguir o processo normal com tudo indo num excelente timing, você não consegue um emprego antes de duas, ou até três semanas.

Pelo que pude perceber é importante você estar atento a alguns pontos nesse processo:

1. Saiba diferenciar as oportunidades: Ao visitar os sites de emprego, você vai ver notar dois tipos de oferta, “contract” e “permanent”. Na primeira opção você geralmente é contratado pela empresa de recrutamento e seleção para prestar serviço para o cliente deles. Nesse caso você é pago por hora e semanalmente tem que apresentar uma planilha com as atividades realizadas para que você seja pago na semana seguinte. Nesse caso, a empresa para o qual você está prestando serviço paga menos impostos, o que pode fazer que o seu salário seja maior. Além disso, como o pagamento é sobre horas trabalhadas, a empresa se beneficia, pois não tem que lhe pagar horas extras, horas não trabalhadas pelo fato de ser feriado, etc. No segundo caso, você é contratado diretamente pela empresa e vira um funcionário normal, com todos os direitos.

2. Saiba entender a remuneração oferecida: Quando a contratação é por “contract” o seu pagamento geralmente é por hora ou dia e não tem conversa. Agora, quando você está buscando uma vaga de permanente, saiba diferenciar os termos “base” e “package”. Quando a referência da remuneração não informar nada além do salário ou contiver o termo “base”, isso quer dizer que eles estão falando do seu salário bruto sem incluir o “superanuation”, ou seja, na prática você recebe o salário (descontado os impostos) e, além disso, é depositado 9% na sua conta do “superanuation”. Quando o anúncio contiver o termo “package”, isso quer dizer que o valor do “superanuation” está incluso no valor, ou seja, na pratica o seu salário vai ser o valor ofertado menos 9%.

3. Aplique para as posições que você realmente atenda os requisitos: Não adianta insistir, não atende os requisitos, nem perca seu tempo. Logo na ligação inicial você será descartado, isso se você chegar a recebê-la. Eles são muito criteriosos no processo de seleção.

4. Prepare-se para a entrevista: O processo é mais ou menos semelhante em todas as empresas. Perguntas padrão serão realizadas por todas elas. Já tenha mais ou menos uma idéia das respostas que você pode dar, saiba desenvolver um raciocínio que realmente demonstre o que está sendo solicitado sem ser prolixo demais. Ainda estou melhorando minhas respostas. Cuidado também para não ter uma resposta decorada, pois eles pode lhe surpreender com perguntas capciosas. Um exemplo disso foi que eu quando eu estava explicando que durante a minha gestão, o faturamento da minha área aumentou trezentos por cento, ai ele perguntou em seguida: “me explique o que você fez para contribuir com o aumento?”

5. Detalhe seu currículo: Diferentemente do Brasil aqui eles querem currículos detalhados. Possuir um currículo de quatro ou cinco páginas não só é normal como recomendado por aqui. Perdi horas fazendo meu currículo e enxugando um monte de coisas para ficar nas tradicionais duas páginas, mas a primeira coisa que me pediram ao chegar aqui foi: “detalhe mais o seu currículo”. Principalmente para nós que estamos vindo de fora. Não adianta só colocar que trabalhei na empresa X, tenho que descrever o que essa empresa faz, qual o seu tamanho, etc. Se você colocar que ministrou algum treinamento, diga para quantas pessoas esse treinamento foi ministrado, qual a duração, etc. Outro ponto importante é colocar no currículo que você é residente, deixando bem claro, em cima, junto com seus dados. Uma das empresas de recrutamento e seleção que me entrevistou, disse que 50% das entrevistas realizadas são feita com estrangeiros, muitos deles sem residência.

6. Seja um candidato ativo: Embora eu ainda não esteja fazendo isso, uma das empresas de recrutamento e seleção disse que em muitas vezes não é suficiente aplicar seu currículo para uma vaga. Em muitas vezes você tem que ligar para demonstrar interesse. Como o numero de currículos enviados é muito grande, com um percentual elevado de estrangeiros sem residência, é bom tomar cuidado para seu currículo não ficar perdido na pilha de aplicações recebidas.

Acho que o mais importante de todo esse processo é manter-se preparado o ciente que, apesar te todas as nossas qualificações, estamos vindo de fora e isso nos deixa menos competitivos. Portanto não espere que vá conseguir o melhor emprego do mundo de cara, nem ache que em uma semana você vai estar empregado. Se acontecer, ótimo, mas esteja preparado para esperar, principalmente porque o processo é realmente demorado. Aqui as seleções são demoradas e planejadas, isso é, as vezes eles começam a procurar um profissional um ou dois meses antes do deadline, o que dá tempo para que eles fiquem segurando seu currículo sem nem sequer lhe dar uma resposta.

Nenhum comentário: