sábado, 3 de maio de 2008

Primeiras impressões – Parte II

Existem diversos aspectos que encontrei por aqui que não condizem ou não eram citados em blogs e sites que visitei enquanto ainda estava no Brasil. Embora alguns dos pontos tenham vindo de encontro às minhas expectativas, a grande maioria deles me surpreendeu, principalmente no tocante a pequenos detalhes que fazem a diferença.

Começando pelo o que eu não gostei então, o que mais me decepcionou aqui foi a quantidade de fumantes que encontramos no dia-a-dia. Embora seja proibido fumar em todos os lugares fechados, você não fica imune ao cheiro e fumaça que lhe persegue pela rua. Aqui, se você está andando em uma rua movimentada, principalmente na city, você constantemente está sentindo cheiro de cigarro. Não sei se pelo frio ou cultura local, mas aqui todos fumam demais. Além do cigarro, outra coisa que me incomoda aqui é o... digo... a... hum.., deixa eu pensar... espera mais um pouquinho... acho que meu HD está com uns badblocks... bom, acho que mais nada me incomodou aqui de verdade.

Sobre os pontos que eu não tinha conhecimento, ainda são as pequenas coisas que mais fazem a diferença. Já citei isso aqui, mas realmente a solicitude e simpatia dos australianos é algo que lhe surpreende. Já presenciei isso em diversas situações, seja quando o carro da minha irmã quebrou, seja quando você pede uma informação, seja quando você vai para uma entrevista de emprego, nas mais diversas situações, estamos sempre nos deparando com um povo bem educado e cordial. Quer um exemplo mais específico? Pode até parecer simples, mas os motoristas de ônibus aqui dão bom dia a todos os passageiros que sobem em sua linha. Em complemento, todos ao descerem do ônibus agradecem o motorista pelo seu trabalho.

Outros pontos interessantes do dia-a-dia aqui, ainda relacionado com o povo, vêm do respeito ao próximo e honestidade. Outro dia, eu estava voltando para casa e o ônibus estava cheio. Lá pelas tantas entra uma senhora, e eu, naturalmente levando para dar lugar a ela. Quando eu olho, uma estudante que estava na outra fileira, se levanta para dar lugar a mim. A garota insistiu para que eu tomasse o seu lugar e não sossegou enquanto eu não sentei. Internamente eu pensei: Você está me chamando de velho? Mas claro que não disse isso para ela, afinal eu estava levando uma mochila e uma sacola. Tentei convencer a mim mesmo que esse foi o motivo para ela ter cedido seu lugar, não por minha idade. Outro ponto ainda relacionado com minhas viagens de ônibus, vem do fato de todos os ônibus aqui terem um espaço na frente para você colocar suas bagagens. Se você está voltando do supermercado cheio de sacolas, ao subir no ônibus você as deixa lá na frente nesse espaço. Mesmo que você sente lá na última fileira, na hora de descer suas coisas ainda estarão todas lá, assim como as dos demais passageiros.

O estilo de vida aqui também é bem interessante. Aqui tudo é muito prático, Fastfood, por exemplo, predomina de uma maneira geral, tanto no café como no almoço. De manhã as cafeterias como Starbucks ficam completamente lotadas. Já no almoço todos geralmente trazem seu sanduíche de casa ou então compram alguma comida rápida em alguma loja de fastfood. Nessa hora, os parques ficam completamente lotados, muitos optam por levar seu almoço para debaixo de uma árvore, ou almoçar sobre o sol mesmo, sentados na grama. Diferentemente dos EUA, aqui existem várias opções de fastfood saudáveis. Praticamente em toda avenida mais movimentada tem uma banca de frutas onde você pode comprar frutas frescas, sucos e sanduíches naturais. Há também a opção de sushi em rolinho, nesse caso, ao invés de você comprar os pedaços de sushi, você leva o rolinho e o come em mordidas. As pessoas aqui também são bem ativas, é impressionante a quantidade de pessoas que vão ao trabalho com suas bicicletas, e a noite, os parques ficam cheios de gente fazendo exercício.

Outro ponto que notei realmente bem diferente do que eu tinha visto antes, é o horário de funcionamento do comércio. Até onde eu tinha pesquisado as lojas e shopping centers aqui só funcionavam em horário comercial. Na prática, elas realmente fecham por volta das cinco e meia da tarde, mas em compensação, abrem aos sábados e domingos. Além disso, alguns tipos de lojas ficam abertas até mais tarde, principalmente os supermercados e todo e qualquer tipo de serviço (academia, pilates, salão de beleza, restaurantes, etc.).

Por enquanto é isso, vou fazendo depois outros posts com mais informações do dia-a-dia.

Banca de frutaBanca de fruta no Queen Street Mall. Opção comum não só na rua como também dentro de shopping centers.

Banca de fruta 2Outra banca de frutas frescas na Edward Street

Almoço no parqueAlmoço no parque, muito comum por aqui. As pessoas compram o seu fastfood e sentam na grama para almoçar.

Almoço no parque 2Almoçar no parque exige cuidado, tem uns passaros aqui que literalmente roubam sua comida se você vacilar.

passeio culturalAniversário cultural da China. Várias escolas foram para o South Bank para aprender um pouco da escrita, música, artes marciais e artesanato chinês.

visita inesperadaVisita inesperada. O Império veio coletar fundos para crianças carentes da Austrália.

Nenhum comentário: