sábado, 17 de maio de 2008

O sistema de transporte australiano

Acho que uma boa forma de medir o nível de organização de um país, bem como o respeito aos cidadãos, é medindo o seu sistema de transporte público. Já citei em diversos posts anteriores exemplos de como o negócio funciona aqui, resolvi então consolidar algumas informações num único post.

Sistema de transporte público eficiente não quer dizer ônibus e trens novinhos em folha. Uma coisa não está ligada diretamente a outra. Tenho aqui o exemplo de três cidades diferentes: Sydney, Brisbane e Gold Coast, cada uma delas têm suas peculiaridades. Antes de entrar nas características de cada uma delas, vamos falar do que é comum a todas elas.

O sistema de transporte aqui é integrado, ou seja, ônibus, trem ou barco (ferry) funcionam com um único sistema. Se, por exemplo, para você chegar ao seu destino é necessário pegar dois ônibus, um barco e um trem, você compra a sua passagem ao pegar o primeiro ônibus informando o seu destino. Daí em diante basta apresentar a mesma passagem nos demais e dar seqüência a sua viagem.

Quando você informa o seu destino, na verdade, você está definindo a zona no qual você vai se deslocar. Aqui, todos os bairros são demarcados por zonas, sendo a zona 1 o centro da cidade, a zona 2 os bairros que rodeiam o centro, e assim por diante. Quanto maior o numero da sua zona, mais distante do centro você está. Quando você vai comprar uma passagem, o preço dessa irá variar conforme o seu deslocamento. Se você está na zona 1 e só vai se deslocar dentro dela, o preço é um, se você quer se deslocar até a zona 4, o preço é outro. Ao comprar a sua passagem, você informa para quais zonas você vai se deslocar e está tudo resolvido. A zona não é o único fator que determina o preço, além disso, existem preços diferenciados para horários de menor movimento, nessas horas o valor é mais barato.

Aqui também há a opção de comprar passagens por períodos, ou seja, você pode comprar uma passagem de ida como vemos ai no Brasil, mas, além disso, podemos comprar uma passagem diária. Isso quer dizer que naquele dia você pode se deslocar quantas vezes quiser dentro da zona especificada na sua passagem. Além da passagem diária, você pode comprar também a semanal ou mensal. Uma passagem simples para zona 2 aqui em Brisbane custa A$ 2,70. A diária custa A$ 5,40, a semanal custa A$ 21,60 e a mensal A$ 86,40. Existem também opções de passagens de dez viagens por exemplo. Nesse caso você paga dez trechos para usar quando quiser. O interessante desse esquema é que ele atende a todos os públicos, beneficiando a necessidade de cada um. Se você, por exemplo, vai pegar um ônibus uma única vez para ir ao centro, paga um valor único e baixo que está resolvido. Se você vai todos os dias trabalhar no mesmo lugar, pode comprar uma passagem semanal ou mensal e também se beneficia pelo preço reduzido.

Outro ponto interessante aqui é que transporte público tem hora para chegar e para sair. Em todos os pontos de ônibus, estações de trem ou em píers, você encontra uma tabela com os horários de saída do transporte. A pontualidade do sistema de trem e barco é impressionante. Não há fatores externos, portanto se o trem esta marcado para sair as 11:41hs, ele vai sair nessa hora. Para ônibus a pontualidade existe, mais não é tão precisa, você está sujeito então a pequenas variações para mais ou para menos no horário de saída. Mesmo não sendo tão preciso, o fato de a tabela estar lá já ajuda muito, você pode ver, por exemplo, que das 7:30hs as 8:10hs os ônibus passam a cada 6min, e que depois das nove o tempo passa a ser a cada 10min, em horários de pouco movimento a diferença pode chegar até a 1hora. Você então pode se programar conforme a freqüência e horário do ônibus. De manhã cedo ao ir para o trabalho, você não precisa se preocupar tanto com o horário, pois sabe que vai esperar no máximo 6min no ponto. Já de madrugada, é bom consultar a tabela antes de ir ao ponto, porque senão pode acabar esperando até 1hora.

Já as peculiaridades de cada cidade variam conforme as características de cada uma. Em Sydney, por exemplo, não vi muito sentido em usar ônibus para me deslocar no centro. Lá, onde quer que você esteja indo no centro você pode ir de trem, que acaba sendo o meio de transporte mais utilizado. Existem trens que são mais novos e trens mais velhos, uns mais surrados, cheiros de pichação, e outros novinhos. Todos eles possuem dois andares em cada vagão, o que otimiza o espaço e faz com que você sempre viaje sentado. Saindo do centro, você pode usar ônibus ou barco, mas geralmente só para chegar a estação de trem mais próxima, ou para andar dentro da própria vizinhança.

Em Brisbane, o meio de transporte mais usado é o ônibus. Embora esses não sejam novos, todos eles são muito bem conservados. O sistema de trem aqui é mais moderno do que o de Sydney, mas esse é usado mais para bairros distantes. O interessante aqui é o esquema de rotas montadas para os ônibus. Até onde pude perceber, todos os ônibus saem da periferia e se deslocam até o centro da cidade. É como se você estivesse num circulo, onde o centro desse circulo é o centro, onde as rotas dos ônibus saem da periferia para o centro. Isso faz com que se perder aqui seja praticamente impossível. Na pior das hipóteses você pega o primeiro ônibus que aparecer que ele vai lhe levar para o centro, e de lá você pega o ônibus que vai para sua vizinhança.

Em Gold Coast o principal meio de transporte também é o ônibus. Só que lá esses são bem modernos e com rotas não tão otimizadas. Lá, se o ônibus está adiantado, o motorista literalmente para no ponto e fica esperando a hora de sair. Não entendi nada quando um motorista simplesmente parou num ponto vazio em que ninguém desceu ou subiu, e ficou lá, esperando a hora de sair só para cumprir o horário. De lá, só não gostei das rotas, para ir de um lugar para o outro, por mais perto que fosse, tive a impressão de estar dando voltas e demorando muito mais que o necessário. A sorte é que o lugar é lindo, assim pude apreciar a paisagem enquanto dava voltas pela cidade.

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Zonas da cidade de Brisbane: Quanto maior a quantidade de zonas do seu deslocamento, maior o valor da passagem.

IMG_6151Onibus em Brisbane: Embora por fora eles não sejam tão novinhos, por dentro são muito bem conservados, com ar condicionado e bancos acolchoados.

IMG_6154Onibus para portadores de necessidades especiais (direita): Quando a porta abre, a suspensão abaixa para facilitar a entrada de passageiros com necessidades especiais.

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Ônibus de Brisbane: Geralmente você viaja sentado, exceto em horários de pico. A diferença entre ônibus lotado aqui e no Brasil, é que aqui ele lota quando as pessoas estão em pé, sem precisar se encostar em ninguém. Quando isso acontece, o motorista não para em mais nenhum ponto até que novos espaços sejam cedidos.

IMG_6145Ônibus em Brisbane: Logo ao lado da entrada há um local para você colocar suas bagagens. Mesmo que você sente na última fileira, ao sair, suas coisas ainda vão estar lá.

IMG_6153Tabela de horário: Presente em todos os pontos, informa quais ônibus param naquela ponto, seu destino e horários de saída.

 IMG_5329City Cat: Trasnporta os passageiros pelo rio de Brisbane. Eles também estão presentes em Sydney.

tremTrem em Brisbane: Alguns mais novos, outros menos novos. Todos são muito bem conservados.

2 comentários:

Natasha Matos ( Tati ) disse...

Quanto é um onibus de Gold Coast p Brisbaine? Vou morar em Gold Coast e estudar em Brisbaine.

Obrigada, esta tudo muito bem feito, muito informativo e organizado seu blog parabens.

Natasha - Salvador

Anônimo disse...

Obrigada pela explicação. Bastante esclarecedora.