sábado, 17 de maio de 2008

A escolha de onde morar

Um das perguntas que nos vêm a cabeça quando estamos nos preparando para a mudança é a definição da cidade que iremos morar. A tendência natural dos imigrantes que vêm para cá é adotar Sydney como seu destino. Não é por menos, essa cidade é a referência da Austrália no exterior, é o centro de negócios daqui e também a maior cidade. A escolha da cidade que você irá residir provavelmente irá influenciar diretamente o estilo de vida que você terá, portanto, essa é uma escolha bem importante.

Embora Sydney seja a cidade mais importante, ela não é a única. Aqui existem algumas opções bem interessantes e uma coisa é certa, para quem vêm do Brasil buscando organização, segurança, oportunidades e uma nova experiência, todas elas são uma excelente opção. São três as principais cidades daqui, além de Sydney, temos também Brisbane e Melbourne. Embora Perth também merecesse ser mencionada nessa lista, resolvi deixá-la de fora por um motivo, ela é muito distante, e para quem está emigrando do Brasil com eu, sem emprego definido, é bom estar perto de uma dessas três cidades, pois isso facilita sua movimentação para entrevistas e visitas. Semana que vem, por exemplo, vou para uma entrevista em Sydney, viajo na segunda a noite e volto na quarta. A pequena distância entre as cidades sem dúvida ajuda muito essa movimentação.

Não quero entrar no detalhe de cada cidade, pois se eu fizesse isso eu estaria sendo redundante. Existem vários outros sites que falam das características de cada uma delas, portanto não vale a pena entrar nesse mérito aqui. O importante é que você saiba as características de cada uma delas para que, com base no seu perfil, você tome sua decisão.

Para quem, por exemplo, é solteiro, com domínio do idioma e um bom currículo, não tenho dúvidas que Sydney é a melhor opção. A maior parte das oportunidades está lá, assim como as maiores remunerações, isso facilita bastante sua chegada e acomodação. Ter um bom currículo é importante para chegar lá, principalmente se você está com pouco dinheiro e tendo que conseguir uma renda rápida. Ter experiência local é algo que eles valorizam muito aqui e sua experiência/qualificação será uma forma de sobrepor essa fraqueza.

Uma vez estabelecido na cidade, você vai encontrar milhões de programas para fazer, o que para alguém solteiro é excelente. Sydney é uma cidade internacionalizada, boa parte da população é estrangeira, o que faz com que você possa conhecer novas pessoas e culturas. Dinheiro no bolso e opções de entretenimento, o que mais alguém solteiro deseja? Para fechar, como você é solteiro, não irá gastar tanto com aluguel, que é o maior custo daqui.

Se você é casado e com filhos, ou até sem, mas seu companheiro não fala inglês, Brisbane é a melhor opção. Essa não é uma percepção só minha, mas de várias pessoas que já conversei sobre esse assunto aqui. Brisbane é uma cidade muito bem planejada e organizada, se perder aqui é praticamente impossível, e tudo é perto. Isso facilita bastante sua integração e dá mais segurança para seu companheiro e filhos. Consigo imaginar, por exemplo, em pouco tempo minha filha de treze anos indo para o colégio sozinha aqui, já em Sydney, eu não cogitaria essa hipótese por um bom tempo, a não ser que o colégio fosse perto de casa.

O clima de Brisbane também favorece muito a criação de seus filhos. Aqui só há dois meses de frio por ano, sendo esse frio tolerável. Quem tem filhos, quer vê-los na rua correndo, andando de bicicleta, subindo em árvores, jogando bola, etc. Além disso, as ruas são muito tranqüilas, há sempre um parque perto de casa e não há aquela correria de cidade grande, o que ajuda muito no dia-a-dia de uma família.

A carência de profissionais qualificados aqui também é maior. A receptividade dos currículos aplicados para as vagas aqui foi bem maior que a de Sydney. Tudo bem que dei maior foco para as vagas aqui de Brisbane, mas com certeza o número de candidatos por vaga daqui é bem menor do que o de Sydney. Além do trabalho, o custo de vida aqui é bem menor, morar bem aqui custa muito mais barato do que em Sydney. Se você quiser, por exemplo, conseguir aqui uma casa de três quartos a um preço acessível, você irá morar a 20 ou 30min do centro. Em Sydney, você irá morar a pelo menos uma hora, principalmente se você não morar perto de uma estação de trem.

Já para os casados, sem filhos e com ambos falando inglês, Melbourne é uma excelente opção. Não posso falar com tanta propriedade de lá, pois não visitei a cidade ainda, sugiro até que vocês darem uma olhada num post recente feito pelo Jerry em seu blog (http://australiabrazil.blogspot.com/2008/04/3-dias-em-melbourne.html). Melbourne é a mais romântica das três cidades, os programas lá são bem culturais, o que sugere ótimos programas para um casal. Como lá é o centro financeiro da Austrália, oportunidades de emprego não faltam, o que faz com que você tenha uma boa renda, com um custo de vida menor que o de Sydney. Como lá faz frio durante a maior parte do ano, você provavelmente terá uma vida mais “indoor”, o que para um casal não é problema.

Uma coisa é certa, para quem vem do Brasil, qualquer lugar aqui será simplesmente maravilhoso. Não que nosso país também não seja, porque é, mas sabemos que quem vem para cá, está justamente querendo fugir das mazelas de nosso país, e você não encontrará nenhuma delas por aqui.

8 comentários:

Julio Falcao Viana disse...

Se eu tivesse lido esse post antes não tinha feito a pergunta do post anterior! :-)

Abração!

Unknown disse...

ôoo Duda!
demorou! vai procurar emprego em Melbourne! Ou pelo menos conhecer, me pareceu fentástica!

Abração

Eduardo Bindi disse...

9 meses de frio por ano. Ai não dá! Mas vou conhecer sim...

Marcus Morynse - Austrália 2008: Vivendo um Novo Tempo! disse...

Como vai Eduardo? Adorei ter encontrado seu blog, que foi por acaso. Estarei indo para Brisbane neste mês, e vi que você colocou excelentes informações. Bem, gostaria de saber, a respeito do transporte público, se tem descontos para quem compra a passagem para o mês inteiro, como na Inglaterra. E outra coisa, vc referindo-se aos bairros, Cannon Hill fica muito distante do centro.
No mais, felicidades aí!!! Abração

Eduardo Bindi disse...

Oi Marcus,

Tem um post falando só de transporte público, dá uma olhada no http://eduardobindi.blogspot.com/2008/05/o-sistema-de-transporte-australiano.html.
Lá eu menciono até o valor de algumas passagens.

Nunca fui a Cannon Hill, mas dei uma olhada no mapa e vi que ele fica a 9km da city e também é perto do rio. O que pode facilitar o transporte se for via ferry (city cat).

Abraço!

Eduardo

Anônimo disse...

Olá!!!!

Eduardo estou querendo ir para Autrália, porém estou com um pouco de receio, pois tenho um filho de 6 anos o que vc me aconselha???

E é fácil arrumar emprego???

Sheila de Paula disse...

Desculpe-me não me identifiquei...

Um abraço e fique com Deus

Eduardo Bindi disse...

Oi Sheila,

Conseguir um emprego aqui eh tao dificil ou facil como no Brasil. Tudo vai depender da sua qualificacao e experiencia. Uma coisa eh certa, para mim, a maior monitvacao de ter vindo e continuar aqui sao meus filhos. Se sua preocupacao eh com ele, nao tenha duvidas que aqui eh o lugar certo. Mas por um lado entendo sua preocupacao, para cria-lo, voce precisa de trabalho, portanto estar preparada eh fundamental. Minha dica eh, enquanto trabalha para conseguir o visto (o que leva anos), se prepare ao maximo (qualificao e ingles) para chegar aqui competitiva. Se isso acontecer, nao tem como sua mudanca nao dar certo. Tudo dependera de voce.

Abraco!

Eduardo