segunda-feira, 12 de maio de 2008

Chegada em Sydney – Parte II

No último dia da minha viagem a Sydney, resolvi sair da city para visitar bairros mais residenciais. Fui a Bondi e Mainly. Ambos são lindos. Pelo que pude perceber, Bondi é um bairro mais antigo e tem um clima meio californiano. Antigo porque você vê que a maioria das residências não são recentes, as casas predominam e tem no mínimo uns 10 a 15 anos. Já o clima californiano vem das várias lojas de surfe, assim como surfistas carregando suas pranchas, pessoas de bermuda e chinelos, skatistas etc. Uma coisa interessante é que a poucos minutos do centro, você chega num bairro tranqüilo, com ruas calmas, sem aquela correria de executivos e pessoas se deslocando para todos os lados.

Ao chegar ao litoral você se depara com um visual lindo. A praia de Bondi em si, embora seja muito bonita, não vai além das nossas praias ai do Brasil. Lindo mesmo é o Coastal Walk. Esse é um caminho de 3,5km que interliga as praias que rodeiam Bondi. Ele é feito na beira dos paredões de pedras que formam grande parte do litoral de Sydney. Nessa caminhada, podemos visitar praias menores e mais escondidas, que por serem cercadas por pedras, se tornam mais atraentes. Várias pessoas utilizam esse caminho para correr, passear com seus cachorros, fazer exercício, etc. É um ponto realmente muito bonito, com um visual desse acho que até eu arriscaria umas corridas por lá.

Saindo de Bondi, me desloquei para o outro lado de Sydney visando chegar em Mainly. Infelizmente lá não fica a 15min do centro. E após chegar ao Circular Quay (estação de trem em frente a Opera House e Harbour Bridge) ainda gastei cerca de 40min a 1hora para chegar em Mainly. A princípio achei meio decepcionante. Logo que saí da balsa, olhei para a praia cercada por suas arvores e pensei: é isso? Esses cinqüenta metros de areia com meia dúzia de arvores atrás é a famosa praia de Mainly? Não era. Essa era a praia aonde a balsa chegava. Sem saber disso resolvi caminhar pelo bairro para ver o que ele oferecia. Achei muito interessante. É um bairro que lembra mais Brisbane. Lá tudo é muito novo, organizado, limpo, dá uma idéia de ser realmente uma região mais recente e distante das mazelas que uma grande cidade pode ter. Durante essa caminhada, vi crianças no colégio, várias lojas de ruas, shoppings a céu aberto, velhinhos jogando dominó, e a verdadeira praia de Mainly. Agora realmente bem mais bonita. Mainly é uma praia mais longa que Bondi, e é cercada por árvores ao invés de pedras. Assim como Bondi, não faltavam surfistas pegando onda em plena quarta-feira. Mainly estava mais movimentada que Bondi, e o público era bem diferente. Em Bondi havia mais jovens e surfistas, em Mainly, além deles, havia mães passeando com seus filhos, crianças fazendo piquenique em baixo das árvores, e velhos caminhando e se reunindo nas mesas colocadas no calçadão. Mais uma vez um visual muito bonito.

Voltando para a city junto com o pôr-do-sol, parei para curtir um pouco mais do visual da Opera House, Harbour Bridge e da city. Não é a toa que a maioria das fotos da Austrália fazem referência a esses pontos, é uma visão privilegiada.

Já novamente na badalação, fui conhecer mais uma das opções de Darling Harbour. Desta vez entrei no Sydney Aquarium. Esse é um passeio interessante, mas até entrar no trecho que reporta a vida no oceano, estava me questionando se valera realmente a pena ter desembolsado A$ 29 para entrar lá. Até ai, o mais interessante tinha sido a visão de um crocodilo que, embora grande, ficava longe do que vemos nos filmes e em canais como Discovery e Animal Planet. Quando entramos na vida no oceano o negócio muda. Passamos por um túnel de vidro com vários tubarões, tartarugas, arraias e peixes gigantes nadando sobre a nossa cabeça. Embora não houvesse nenhum tubarão branco, os que tinham lá já eram suficientes para nos encantar.

Infelizmente minha ida a Sydney ficou limitada a esses locais. Lá existem vários outros programas e opções para quem está conhecendo e definindo a melhor opção para se morar. Quem sabe em minha próxima ida eu consiga ficar tempo suficiente para conhecer outras regiões e programas.

bondi1Bondi Beach: Praia linda, água friiiia!

piscina1Piscina de água salgada em Bondi.

piscina2Imagina nadar com um visual desses!

cw1Coastal Walk: 3,5km de caminhada com esse visual.

cw2Coastal Walk: A cada curva uma nova visão e descoberta de novas praias.

cw3Coastal Walk: Além do caminho muito bem conservado, ainda encontramos vários equipamentos de ginástica.

mainly1Mainly: Praia movimentada, mesmo sendo uma quarta-feira.

mainly2Mainly: Muitas mães passeando com suas crianças.

mainly3Mainly: Piquenique da escola. Detalhe, todas as crianças tinham um saquinho para colocar o lixo do lanche que levaram.

mainly4Mainly: Assim como em Bondi, fiquei limitado a andar na areia. Como saí cedo de casa, estava frio e tive a idéia infeliz de ir de calça. Perto de meio dia esquentou, fiquei morrendo de calor, e ainda não pude tomar banho de mar.

  mainly5Colégio em Mainly.

3 comentários:

Anônimo disse...

Eduardo(duda, né ?)se tivesse 30 anos a menos.... quem sabe quando o Marcos e a Samia tiverem aí, eu vá... ( que inveja tenho da tua coragem) tenha certeza que voce vai conseguir tudo que deseja e planejou...( excelente sua forma de "Blogar" ass. Sogro do Marcos. ( Camelo)

Ana disse...

Eu adorei Tanto Bondi quanto Manly. Aliás, Manly me lembrou muito da minha cidade natal, Niterói. O único problema de lá é o transporte mesmo, mas pra quem já tá acostumado com barca que nem eu, nem seria um problema tão grande assim. Ah, e fiquei assustada no tanque de tubarões, acho que pq fui na hora em que eles tavam sendo alimentados... por mergulhadores!!!

Paulo in Australia disse...

seja bem vindo a Sydney a qualquer momento que queira

abracos

Paulo