quarta-feira, 14 de maio de 2008

O homem mais rico do mundo

Nosso mundo não é justo, infelizmente uns nascem com muito, outros com nada. Existem os que nascem com muito e perdem tudo no caminho, e os que nascem com nada e ficam com muito. Mas antes de definirmos quem é quem, temos que definir o que é muito e o que é nada.

Não quero fazer aqui apologia ao não materialismo, ao desapego a dinheiro nem nada, afinal matéria é matéria, precisamos usufruir de bens materiais, senão não vivemos. Aliás, podemos até viver, mas como monges isolados em algum lugar do planeta. O mesmo vale para dinheiro, é politicamente incorreto falar que ele compra felicidade, também não acredito nisso, mas ele infelizmente é necessário, pelo menos para minha condição de ser humano que vive em uma sociedade capitalista e que tem filhos para criar.

Eu nasci com muito, sempre tive uma condição muito favorável na minha vida. Tive educação, tive alimento, sempre fui acompanhado por médicos e dentistas quando necessário. Em casa, por mais difíceis que tenham sido algumas fases que passamos, nunca faltou nada. Pode até ter faltado um mimo ou outro, mas as condições para o meu desenvolvimento enquanto pessoa e cidadão sempre estiveram lá.

Minha vinda para a Austrália me faz refletir sobre uma série de aspectos relacionados a essa condição de cidadãos que somos. A sociedade aqui possui outra estrutura, você vê que todos têm condições, não há pedintes na rua, todos têm moradia e dinheiro para comida. A escola é pública, o sistema de saúde funciona, e o principal, você é sempre respeitado e tratado como cidadão que paga seus impostos e contribui para o desenvolvimento da sociedade.

Mesmo cercado de todas essas condições e oportunidades, que nem sempre os brasileiros têm acesso, o meu sentimento continua sendo o mesmo. Saí do Brasil sendo o homem mais rico do mundo, cheguei aqui e continuo como tal. Sou o mais rico não pela minha condição financeira, não pelas oportunidades que estão surgindo, nem pela segurança que esse país proporciona.

Cheguei a essa conclusão agora, e embora essas palavras já tenham ecoado em casa por algumas centenas de vezes, só agora percebi o significado delas. Todos sabem que sempre só damos valor ao que temos quando perdemos. Não que eu tenha perdido nada, mas essa viagem me fez me distanciar dos meus mais preciosos bens. Hoje enquanto eu fazia um rápido inventário, descobri isso:

IMG_2276

Olhei para essa foto e pensei: “sou o homem mais rico do mundo!”. Tem como negar? :-P

4 comentários:

Unknown disse...

Sem comentários...se garantiu! :)

Unknown disse...

Cara, muito lindo !!!!!!!

Anônimo disse...

Hahahha...fui eu quem conseguiu reunir toda a sua riqueza nesata foto!!! Ta me devendo, hein? Muito lindo seu post!!!! BJossss...ja esta com saudade dos amigos ou ainda nao?

Mariangela Bindi disse...

Qualquer coisa que eu escreva parecerá esquisito. Será que eu posso dizer que sou mais rica que você? Afinal, VOCÊ faz parte do meu tesouro.
Te amo.