segunda-feira, 26 de maio de 2008

A esquerda não é a mão do relógio!

Quando você estiver dirigindo aqui na Austrália e pensar: “porque diabo aquele cara está vindo na contramão?”, não tenha dúvidas, é você que está na mão errada. Esse foi um dos pensamentos e barbeiragens que fiz ao assumir pela primeira vez um carro no qual o motorista senta no lado direito. É a coisa mais entranha do mundo, seu cérebro já está programado para fazer tudo do lado esquerdo, e quando você vê, tem que trocar tudo. Por mais que você se esforce e concentre na direção, quando você tem que fazer uma ação por puro reflexo, no automático, você faz tudo errado.

Ora você passa marcha na porta, ora você liga o limpador de pára-brisa ao invés da seta, ora você olha para o lado de fora do carro procurando o retrovisor que agora está ao seu lado esquerdo. Não adianta, as ações advindas de reflexo condicionado saem todas erradas. Isso sem contar com a sua relação com o tráfego, ruas, pedestres. Dobrar a esquerda num cruzamento? Lá vai você com uma curva bem aberta entrando pela contramão. Fazer uma curva fechada para a esquerda? Lá vai você todo desgovernado sem saber em que faixa fica. Andar avenida de mão única com quatro faixas? Lá vai você ficar atrás do primeiro carro que encontrar só para ter certeza que está na mão certa.

E o pior é que um negócio que parece tão simples mexe diretamente com sua auto-estima e subconsciente. Me pergunte onde é a direita e esquerda? Não sei mais! Minha irmã falou: “Duda, na próxima à esquerda OK?”, “OK” e lá vou eu entrando para a direita. Porra, há 30 anos a esquerda fica do lado do motorista, agora vem neguinho dizer que é ao contrário! Você se sente um incompetente, perde a capacidade de saber se um sinal está verde ou vermelho! Até entrar no carro é difícil! Quando você entra no lado do motorista no Brasil, o movimento é intuitivo, natural: perna direita primeiro, passando-a por baixo do volante e colocando-a na outra extremidade do banco, logo em seguida você termina de entrar, senta e coloca a perna esquerda dentro do carro. Pronto! Muito simples! Vai fazer isso do lado direito? A perna esquerda fica enganchando no volante, você não sabe se entra de frente ou de lado, as coisas não se encaixam como deveriam!

Até ficar do lado do passageiro é estranho. Não foi só uma fez que ao entrar no carona coloquei o pé na embreagem, que não existia. Ao sair, várias vezes me apoiei no volante, que também não estava lá. Enquanto o carro anda, mesmo estando sobre quatro rodas, você tem a sensação que ele está virando, querendo capotar, acho que é o seu cérebro tentando inverter a posição para o lado “certo” das coisas. Dessas poucas vezes que dirigi já cheguei a uma conclusão: só compro carro se for automático! Quando menos coisa para me preocupar melhor!

4 comentários:

Unknown disse...

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK...ri muito, mas muito mesmo, desse post! :D Deu pra imaginar a tua cara todo atravessado dentro do carro sem saber direito o que fazer! :D

Anônimo disse...

Me ofereceram a direcao duas vezes, e a minha recusa foi imediata. Demorei ate me acostumar q qdo o onibus estava em uma rua de mao dupla, e dobrava a direita de uma vez nao tinha perigo de bater em nenhum carro. As vezes estava lendo concentrado e o me assutava, so esperando a batida no meu lado. Nao tem jeito, é dificil mesmo e perigoso ate qdo se esta a pé. As vezes é engracado, mas conheci gente q foi atropelado em SYD pq olhou para o lado errado.
Cuidado e boa sorte.

Anônimo disse...

hehehe... Muito engraçado esse post. Fico até imaginando a Ana Paula dirigindo na Australia!!!!
Fabiana

Anônimo disse...

Haha, muito bom! Nunca dirigi do "lado errado", mas tenho medo de tudo que você descreveu. Acho que vou me sentir exatamente como você!