terça-feira, 29 de abril de 2008

Primeiras impressões – Parte I

A chegada aqui na Austrália é uma excelente oportunidade para desmistificar tudo aquilo que vínhamos pensando ao seu respeito, enquanto do Brasil sonhávamos em chegar por aqui. Quando estamos em nossa terra natal, acabamos alimentando nossos sonhos pelas palavras e visões de outras pessoas. “Ah porque eu li no blog do fulano que o preço de alimentação é esse”, “Mas no blog do beltrano fala que não é bem assim” e por ai vai. Acabamos construindo uma Austrália em nossas mentes baseadas em interpretações de outras pessoas. O gostoso de chegar aqui é poder ter as nossas próprias visões.

Algumas coisas sem dúvida não temos do que discordar, a sensação de segurança, por exemplo, é uma delas. Chega até ser frustrante lidar com a segurança aqui. No Brasil, ficamos antenados todo tempo, quando no carro, não entramos em ruas suspeitas, ao parar no portão de casa, ficamos olhando de um lado para o outro em busca de algum movimento estranho. Quando andamos na rua, analisamos todos aqueles que de uma forma ou de outra chegam perto de nós, ficamos olhando para trás a todo o momento. Não sei se por costume, mas aqui ainda estou mantendo o mesmo hábito. Só que, diferente do Brasil, nada acontece. Não aparece nenhum suspeito, nenhum movimento estranho, nada que faça a adrenalina ser injetada no sangue. Ontem até passei uma situação engraçada aqui. Eu tinha ido checar meus emails na city e levei meu notebook, lá pelas tantas, voltando para casa já a noite, resolvi voltar pelo New Farm Park, que estava deserto em alguns locais. Quando estava andando senti aquela sensação de estar sendo seguido, dali a pouco, a sensação se confirmou quando eu ouvi passos atrás de mim. Nessa hora você se arma todo, fica preparado, mesmo fingindo que não está nem ai (para não dar bandeira, nem pagar mico). Você se prepara para qualquer abordagem. Pupila dilatada, adrenalina no sangue, músculos contraídos AAAAAHHH! Quando eu viro é um japinha de um metro e meio, cabelo espetado, ouvindo seu ipod.... Porra! Que negócio frustrante!

Além da segurança, outros pontos que todos comentam sobre aqui e que realmente se tornam verdade é a presença de orientais, existem muito mesmo, mas não só orientais, aqui tem gente do mundo todo, os orientais se destacam pelo simples fato de terem seu biótipo muito bem definido. Além disso, confirmo que o custo de vida aqui é um pouco mais caro, principalmente no tocante a serviços. Se usarmos a velha conversão de 1 dólar para 1 real, o negócio se aproxima um pouco, mas como o dinheiro que eu trouxe, foi originado do real, alguns hábitos eu simplesmente deixei de ter. Por exemplo: Uma coca-cola de 600ml, se comprada na rua (ex. 7 Eleven) sai A$ 3,25, deixei de tomar coca.

Outra coisa que se confirmou foi a eficiência do transporte público, muito organizado, de forma até chamar a atenção por isso. Exemplo: Aqui ônibus de rua tem hora marcada, é impressionante ver o comprometimento dos motoristas no cumprimento desse horário. Passei por duas situações nesse sentido. A primeira foi quando estávamos indo jantar no domingo a noite. Fui com minha irmã e seus amigos, éramos um total de 7 pessoas e, ao entrarmos no ônibus, o motorista mandou todo mundo entrar sem pagar, pois ele não podia perder tempo cobrando a passagem de cada um. No Brasil, numa situação dessas, o que aconteceria? Sem dúvida ele ia passar direto pelo, deixando todos nós na parada. A outra situação aconteceu quando dois ônibus da mesma linha chegaram junto ao ponto, entrei no primeiro e quando vi, o motorista do segundo estava subindo junto comigo. O cara parou atrás, desceu do ônibus e foi falar com a motorista do meu para bolar um jeito de colocá-la no horário. Decidiram então que, como ela estava na frente e vinha um logo atrás, não pararia em nenhum ponto, além disso, ia pegar um atalho para a city, saindo da sua rota tradicional para chegar lá mais rápido.

Na Parte II deste post, vou colocar aquilo que não se confirmou, na minha opinião, com a Austrália que criamos do Brasil ao ler blogs e sites sobre esse país.

estação-trem

Estação de trem do aeroporto internacional de Brisbane: Impecável, e ainda tem uma pessoa nos fazendo pesquisa de satisfação sobre a qualidade do serviço.

trem

Aero-trem, faz o trecho para o aeroporto e para Gold Coast. Só conheci o primeiro trecho, depois faço o para Gold Coast.

passeio-noite-1  South Park a noite: Várias pessoas caminhando, correndo, andando de bicicleta, fazendo aula de artes marciais, jogado rugby, etc. Tudo com essa vista da cidade.

passeio-noite-2

City a noite.

passeio-noite-3South Park, muito bonito e iluminado.

passeio-noite-4

New Farm Park: Mesmo deserto você tem a sensação de segurança. Se é seguro mesmo não sei, mas você fica tranquilo ao passar por lá a noite.

4 comentários:

Anônimo disse...

Eita..deixar de tomar coca-cola? è vc mesmo? hehhhe! A ana paula vai dar mais valor ao dinheiro tbm qdo chegar por ai! E qto aos onibus..é isso mesmo: a gente perde o onibus ou cai mesmo e eles nao se atrasam! hwehehhe. Como foi a entrevista? Manda noticia por email! nunca to on line qdo vc esta! Bjos

Julio Falcao Viana disse...

Ei, macho! Tu não aparece nas fotos não é? Acho que tu pegou foi o vôo errado e foi parar em outro canto do mundo e tá só pegando fotos da Internet e colocando no Blog! Heheheh!

Muito bonitas as fotos! A cidade realmente parece muito legal.

Ana disse...

olha, já eu tive uma experiência que nunca tinha tido no Rio: tava voltando com meu namorado do show do Black Crowes. Por causa do trabalho dele, alugamos uma casa distante 1 hora da city (Sydney). Saímos do trem, quase uma da manhã, várias pessoas saíram com a gente, mas tinha um monte de carro esperando por elas. Moramos a 3 quadras da estação de trem, então nada de carro. Táxi em subúrbio distante, só com sorte. Tinha um cara parado no ponto de ônibus em frente à estação, sentado. Tava de capuz. Quando a gente passou por ele, uns poucos metros depois vimos que ele começou a seguir a gente. Eu senti tudo isso q vc citou, adrenalina a mil. Pior que vc não vê ninguém na rua, éramos nós e ele logo atrás. Eu tava com minha câmera na bolsa, morrendo de medo dele roubar a gente (nem pela câmera em si, mas pelas centenas de fotos que eu não tinha tido tempo de descarregar. Câmera a gente compra outra, já lembranças...). Ele seguiu a gente durante as 3 quadras, e entramos uma rua antes pra ver se ele tava mesmo seguindo. Ele passou reto. Mas só me senti segura mesmo quando chegamos em casa e trancamos tudo. O problema é que na Austrália os crimes são cometidos por drogados, roubo pra comprar droga. Ou aborígenes, crime racial (meu namorado já foi espancado por um grupo, muitos anos atrás). Enfim, a incidência é menor, mas o perigo existe...

Anônimo disse...

mentiroso que doi, claro que isso foi pego da internet.