sábado, 11 de outubro de 2008

Adaptação

Nesses quase quatro meses de Austrália que mais parecem quatro anos, posso afirmar que a adaptação não é fácil.

No início foi tudo novidade, arrumando a casa nova, comprando (o que sei fazer de melhor!), conhecendo lugares novos, depois veio a rotina de dona de casa e estudante de inglês, depois o vazio.

Comecei a me enclausurar numa bolha, tinha medo de dirigir, achava que meu inglês não era bom, engordei, não gostava de ser dona de casa, e a cada dia ficava mais dependente do Eduardo, isso me incomodava muito, pois costumava ter uma vida completamente diferente no Brasil.

Nessa hora, por incrível que pareça são as pessoas que estão distantes fisicamente, mas muito próximas mentalmente, que nos dão o maior apoio. São elas que nos mantêm com o pé no chão e nos incentivam a continuar na busca do nosso sonho. São mensagens como essas que nos fazem refletir sobre nossa real posição:

“Oi Duda

A Ana Paula escreveu esses dias pra Marie falando sobre as saudades que vocês estão sentindo daqui... Tenho algumas coisas a dizer para animar vocês!
O Lula está querendo criar mais uma estatal maior que a Petrobrás para explorar o petróleo do pré-sal. O ato heróico do delegado Protógenes Queiroz que prendeu no mesmo dia o Daniel Dantas, o Pitta e o Naji Nahas, no qual foi descoberto o extravio de 3 BI para paraísos fiscais, hoje é visto por todas autoridades brasileiras e imprensa como um ato desnecessário e inconstitucional. Acho que você está acompanhando as olimpíadas... que vergonha! Por causa do fuso horário, só acompanhamos os resultados através dos noticiários. É ridículo ver os apresentadores vendendo a audiência desse evento ao apresentar com entusiasmo o décimo segundo lugar da Jade ou nossa imensa lista de quatro ou cinco medalhas de bronze...
De repente me senti na obrigação de lembrar vocês como é difícil conviver com o dia a dia da nossa realidade. A degradação de nossa auto estima é inevitável. Ultimamente ando colocando em questão o sentido da vida. Afinal, criamos nosso mundo. Enxergamos a vida sobre uma ótica individual, que é o resultado do que mundo nos apresenta e o que acreditamos. Ultimamente está muito difícil tirar um saldo positivo disso.
Minhas forças, meu entusiasmo vem do amor às minhas filhas e minha família. Esse é o filtro que me possibilita enxergar a vida com um pouco mais de felicidade e cor. O engraçado, é que quando recebo informações sobre a saudade de vocês, enxergo as mesmas fontes de energia. Porém, o ambiente onde vocês vivem não está degradado. Não desestimula. Não corrói as esperanças. Não dá medo. É mais fácil obter um saldo positivo nesse contexto.
Todos sabemos que vocês foram para o outro lado do mundo para dar uma oportunidade melhor às crianças. Então, não se esqueça de olhá-los realizando pequenos atos de cidadania e educação que o primeiro mundo lhe oferece. Não deixe de valorizar isso. Ter uma casa decente, um carro velho que não quebra, um vizinho que te respeita, uma cidade limpa, organizada e com instituições que funcionam.
Veja que nos acostumamos muito rápido com esse tipo de contexto e, talvez, tudo isso deixe de ser importante rapidamente quando comparado a nossa ausência. Mas são esses pequenos detalhes que compõem o cenário de suas vidas. É através dele que as crianças desenvolverão valores que a educação familiar não ensina. Estamos falando de justiça social e comunitária. É através dela que enxergamos valor em bons atos e resultado de nosso trabalho. Afinal, trabalhamos para nos sustentar ou desenvolver socialmente?
Também sentimos muito a sua falta meu irmão. Mas não se esqueça. O amor é o estímulo de nossas vidas. Por isso, enquanto vivermos, amaremos. Considere a saudade um sentimento positivo e bom. Garanto que é muito melhor que as frustrações que estamos sentindo por aqui.”

Paulo Bindi
*****************************************************************************

“Oi, norinha querida...quanta saudade!
Está tudo“'indo”?
Eu estou doida pra chegar ....ando percebendo vocês meio desanimados...Não pode, não!
Quantas pessoas no mundo podem vivenciar essa experiência? Aprender inglês 'in loco', conhecer bastante um outro país, outra cultura, e, o melhor de tudo, poder voltar a hora que quiser.
Mas uma coisa lhe digo, com a maior sinceridade do mundo, inclusive contrariando meu coração, não queira voltar agora não. Espere um pouco pra ver se acaba a podridão neste país...
A cada dia nos enojamos mais, a cada dia novas avalanches de políticos corruptos, de bandidos soltos... até o presidente do Supremo Tribunal Federal, pode?
Ah! Uma novidade: vão cercar o Parque do Cocó com uma grade de 2 metros de altura, grade essa solicitada pela própria PM porque não estão dando conta dos assaltos lá dentro, pode?
E a nossa liberdade de ir e vir, de usufruir da nossa natureza...
O Paulo tem um cliente português que disse que lá na terrinha também a corrupção andava solta, mas que a coisa melhorou quando começou a chegar ao poder a nova geração, então parece que o Brasil tem jeito. É só esperar um pouco.
Acho que é a sensação de 'gringos' que incomoda, não é?
Curtam essa oportunidade, aproveitem a experiência que só fará engrandecer vocês para uma vida futura aqui ou aí. O tempo passa mais rápido que possamos imaginar...”

Mariangela Bindi

Cheguei a passar uma semana realmente difícil, acordei um dia e disse para mim mesma que a partir daquele dia tudo ia ser diferente, é como se a ficha tivesse caído naquele momento, acordei para vida, me lembrei de todos os motivos que me levaram à Austrália e tudo de maravilhoso que esse país tinha a me oferecer.

A partir desse momento comecei a dirigir para todo lugar (claro, com a ajuda do GPS), a conversar com todo mundo, (como um passe de mágica as pessoas começaram a me entender), a me expor o máximo possível, planejar todos os passeios, dieta, academia e me preparar para o primeiro emprego.

Hoje posso dizer que estou muito feliz. O preço é alto, mas vale a pena pagá-lo!

Para os que estão vindo, que venham com o coração e a mente abertos e com disposição para grandes mudanças.

Um comentário:

Anônimo disse...

AMiga, que bom que isso aconteceu e vc acordou! Aproveita mesmo tudo isso! Vcs merecem..bjosss!!!