terça-feira, 14 de outubro de 2008

Escola na Austrália

Matricular as crianças na escola foi muito simples, apenas apresentamos os passaportes, pagamos uma taxa, compramos os uniformes e o material escolar (os livros são subsidiados pelo governo), e no dia seguinte as crianças começaram a estudar. A escola do seu bairro é obrigada a aceitar a matrícula dos seus filhos.

No primeiro dia de aula notamos uma grande receptividade por parte dos alunos, principalmente os da idade da Ana Carolina, eles já são acostumados com alunos estrangeiros, pois a escola tem cerca de 90 alunos de outros países.

Conversamos rapidamente com os futuros professores e   IMG_8846  fomos embora! Já no primeiro dia deixamos os coitados na escola sem falarem uma palavra de inglês, foi de partir o coração, mas não tinha outro jeito, a própria professora recomendou que não ficássemos. E estão lá até hoje, no início o Caio reclamava que as crianças não queriam brincar com ele, me dava tanta pena, um dia pedi para o Eduardo passar por lá e conversar com a professora, aproveitando para dar uma olhada de como ele estava indo, e para minha tranqüilidade, ele estava bem, entrosado com os amigos.

De vez em quando ele reclama de alguma criança que bateu nele, semana passada, por exemplo, cheguei ao colégio e ele veio chorando até mim, dizendo que um garoto havia enforcado ele, sem motivo algum, sempre o mesmo pentelho!!! Minha vontade era de esgIMG_8845anar esse menino, mas me contentei em apenas reclamar com a professora, pois não é justo, ele não tem como se defender porque não fala inglês, e não mudamos para o outro lado do mundo para o Caio ficar apanhando na escola, não mesmo! Conversei sério com a professora e expus todos os meus sentimentos.

A Ana Carolina reclama até hoje que as meninas da sala dela são muito infantis, elas são bem menos maduras que as meninas do Brasil, isso é verdade! Mas para mim, isso é muito positivo! Aqui as garotas só saem de casa à noite após os 18 anos, não tem essa estória de ir para boate com 12 anos de idade como no Brasil. Um dia perguntei a uma amiga dela o que elas faziam no final de semana, e a resposta foi: igreja, supermercado com a mãe e treino de natação. É mole?

O sistema de IMG_8850ensino é muito diferente do sistema do Brasil, a criança é preparada para se tornar um cidadão e não passar no vestibular. Podemos notar que as matérias abordam mais temas do cotidiano. As aulas de matemática, por exemplo, traz mais assuntos voltados a aplicabilidade e permitem o uso de calculadora para alguns temas. Semana passada, por exemplo, a Ana Carolina perdeu boa parte da semana abordando o tema do desmatamento da floresta Amazônica, tendo que fazer no final um artigo e uma apresentação sobre o tema.

Algumas vezes por semana uma professora do programa  ESL - English as a Second Laguage                                                            http://education.qld.gov.au/marketing/eqi/programs/schools_list.html ensina inglês só para alunos estrangeiros. São aulas voltadas para o desenvolvimento do vocabulário e regras básicas, não vista no programa dos alunos regulares (uma vez que eles já conhecem a língua).

A escola é muito rigorosa com relação ao uniforme escolar, não é permitido o uso de brincos, anéis, unhas pintadas e cabelo solto, o chapéu é obrigatório, devido à exposição ao sol, aqui eles são muito preocupados com essa questão. Celular então, nem entra no colégio. Você pode até levar, mas você tem que deixar na Administração quando chega e só pode pegá-lo ao final da aula.

A escola é dividida em:

- JUNIOR SCHOOL (Prep to Year 5) – 5 aos 10 anos de idade

- MIDDLE SCHOOL (Years 6 to Year 9) – 11 aos 14 anos de idade

- SENIOR SCHOOL (Years 10, 11 and 12) – 15 aos 17 anos de idade

O período letivo é dividido em quatro termos e entre eles as férias escolares, ou seja, aqui temos quatro férias por ano, sendo: 10 dias entre março e abril, 15 dias entre junho e julho, 15 dias em setembro e um mês e meio entre dezembro e janeiro.

É uma forma interessante de dividir o problema de onde deixar as crianças nesse período por quatro. Aqui não temos empregada e nem família por perto, o jeito é recorrer às colônias de férias, que não são nada baratas, chegando a AUD 30.00 por dia. Até agora não precisei recorrer a elas, pois como não estou trabalhando posso ficar com eles nesse período de recesso.

Esse é o site da nossa escola: http://whiteshillsc.eq.edu.au/wcmss/

Um comentário:

Nei disse...

Olá Eduardo e Duda, somos um casal de brasileiros, chegamos em Brisbane com o PR no dia 27.
Acompanhamos este blog e queremos dar os parabéns pela grande ajuda que vocês tem nos dado.
Temos 2 crianças já queríamos matriculá-los na Whites Hill, mesm0 antes de ler este post, inclusive estamos procurando moradia em Carina, justamente por causa desta escola.
Gostaríamos muito de nos comunicar com vocês.
Nosso cel. 0423281789 - Nei e Lu.
Ficaremos muito gratos se vocês entrarem em contato conosco.