quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Refund

Desde que cheguei à Austrália venho percebendo o respeito que os australianos têm com as pessoas, mas o que me chama mais atenção é o respeito com o consumidor.

Já tive vários problemas para trocar mercadoria no Brasil, era sempre um desgaste sem fim!

Aqui na Austrália é completamente diferente, até mesmo sem a nota fiscal você consegue trocar o produto, seja ele por defeito ou simplesmente por ter se arrependido da compra.

O mais interessante é que você não precisa trocar a mercadoria por outra, basta simplesmente solicitar o dinheiro de volta, acho isso fantástico! Principalmente para as compulsivas em compras de plantão!

Já imaginou comprar um monte de roupa, chegar em casa, provar tudo e se arrepender de ter comprado algumas peças? É só voltar na loja e solicitar o dinheiro de volta. O lado negativo é seu marido exigir que você devolva "tudo" que você comprou!

Outro dia comprei um par de óculos escuro, andando mais um pouco no shopping, encontrei outro que me agradou mais, retornei a loja anterior e solicitei o “refund”, simples assim!

O nosso primeiro “refund” aconteceu logo que chegamos aqui, ficamos até confusos, sem entender o que estava acontecendo. Como assim? Devolver o dinheiro? O Eduardo havia comprado uma cama box e ela simplesmente não teve como entrar no nosso quarto, pois não passou na escada, só conseguimos subir com o colchão. Ao retornarmos para a loja para tratar da troca da cama a atendente simplesmente devolveu o dinheiro, sem nem precisarmos explicar o ocorrido. Detalhe, a cama ainda estava na nossa casa! E lá ficou por uma semana, eles devolveram o dinheiro sem nem termos devolvido o produto!

Outra coisa interessante é, se você chegar em casa e perceber que o preço da mercadoria foi cobrado indevidamente a maior, você volta na loja e eles lhe dão o produto de graça.

Por um lado, há esse imenso respeito pelo seu direito de desistir da compra, pelo outro, temos que lidar com algumas situações constrangedoras. O exemplo mais típico disso é o fato de eles considerarem normal revistar sua bolsa quando você sai de uma loja. Na primeira vez fiquei até assustada e muito chateada, achei logo que era preconceito com imigrante, mas com o tempo fui percebendo que é regra e vale para todos, independente de imigrantes ou australianos, inclusive há avisos nas portas das lojas.

Noto um certo constrangimento por parte dos funcionários com esse tipo de procedimento, mas se é regra, tem que ser cumprida.

Acredito que há um motivo para isso, você como consumidor tem direito a ir e vir com seus produtos, por exemplo, faço compras em uma loja, às vezes nem coloco em sacos plásticos (consciência com o meio ambiente, muito comum por aqui), e saio com esse produtos soltos, sem nenhuma embalagem, em um carrinho pelo shopping, podendo entrar em outras lojas sem nenhuma restrição e fazer mais compras, e assim por diante. O máximo que eles solicitam é uma olhada rápida no cupom fiscal das compras anteriores, e claro, a revista na sua bolsa.

Nada mais justo fazer valer essa regra!

3 comentários:

Unknown disse...

Quem sempre morou aqui no Brasil e não teve a chance de conhecer a realidade de outros países acharia difícil acreditar numa história como essas do "refund", mas é interessante perceber como a honestidade, artigo raro aqui no Brasil, ainda tem muito valor aí na Austrália.

P.S.: Tô já chegando, prepara minha garagem aí! :p

Beijão,

Fabio Hemylio

Anônimo disse...

Legal o comentário. Queria seu contato para trocarmos e-mails. Pois estou vivendo a fase 1 do processo de imigração!

Muitas dúvidas e não se sabe exatamente o que virá! Ainda mais com todo esse rumor de recessão.

Mande um e-mail uilsonazevedo@terra.com.br

Abração!

Mariangela Bindi disse...

Até dá tempo de refletir sobre a compulsão?
Os lojistas daí ainda prestam serviços aos psicanalistas? É bom demais, não?