quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Minha novela favorita

  Odeio novela. Embora eu adore assistir televisão, minha atenção geralmente é dada a filmes, documentários e telejornais. Novela não. Mas teve uma novela que vi que achei mais divertida que a grande maioria dos filmes e documentários que já assisti. Ela se chamava CPMI dos Correios. Nunca achei que a teledramaturgia brasilfernanda montenegroeira fosse tão boa, não só pela originalidade do roteiro, mas pela capacidade de interpretação de nossos atores. Que Rodrigo Santoro e Fernanda Montenegro que nada! Meus atores favoritos são ACM Neto e Heloísa Helena! Não acompanhei o Emmy ou Globo de Ouro da época, alguém sabe se ganhamos algum prêmio?

Ao contrário de nossas novelas, que possuem roteiro estático que se repete ao longo dos anos, a CPMI era completamente dinâmica. Todos os dias tinham fatos novos e reviravoltas que prendiam a atenção do telespectador. Os melhores episódios eram os das segundas-feiras, principalmente após as publicações de Veja nos finais de semana, que deixavam os capítulos mais emocionantes. Conseguimos em um único roteiro associar os gêneros de comédia, drama, aventura e policial. Suspense não, pois o único defeito dessa novela é que sempre soubemos do final, mesmo antes dela começar.

Estão prometendo uma nova temporada dessa novela, agora parece que vai se chamar CPI dos Cartões. Não tenho dúvida da qualidade dos nossos atores. Acho que será mais um show de atuação. Eu, que costumo escolher filme só pelos atores, com certeza irei assistir todos os episódios. Não sei se o roteiro será tão  duda mendoncabom. O formato já está muito batido. Os brasileiros não agüentam mais assistir sempre o mesmo final. Meu filho consegue assistir os mesmos desenhos quinhentas vezes, já eu, não tenho esse dom. Acho que eu gostaria muito de ter essa capacidade, eu seria muito mais feliz assim. Simplesmente me alienaria, ficaria dando replay, rindo diversas vezes das ironias do Demóstenes Torres, me emocionando com as “virtudes” do Roberto Jeferson, chorando com o sofrimento do Duda Mendonça.

Com roteiro bom ou ruim eu vou assistir. Nessa nova temporada já temos verdadeiras promessas. Mal posso esperar o episódio com o depoimento da Matilde Ribeiro e suas explicações de como o racismo Brasileiro, e não o uso indevido do cartão corporativo do governo, a derrubou do posto de Secretária Especial da Igualdade Racial. Também vou adorar ver a cena em que nosso Ministro dos Esportes, Orlando Silva Jr, mostra como foi bondoso ao devolver dinheiro público gasto com tapiocas e hospedagem da sua família no Rio de Janeiro.

 vale a pena ver de novoÉ só uma pena saber que o final será o mesmo de sempre. Precisamos inovar, sermos mais criativos, deixarmos os mocinhos vencerem de vez em quando, pois não sei até quando somente grandes atuações serão suficientes para prender minha atenção. Enquanto isso vou dando replay, me contentando com as novas revelações da dramaturgia brasileira.

4 comentários:

Unknown disse...

Não discordando sobre o tema principal, mas essa eu não poderia deixar passar sem tirar um sarro: não seria o Oscar ou o Globo de Ouro o prêmio para os nossos políticos atores? Grammy é para cantores, monstro! hehe :)

Eduardo Bindi disse...

Realmente Grammy é complicado. Alternei para Emmy e Globo de Ouro.

Valeu!

Mariangela Bindi disse...

Acho que nós, brasileiros, seremos mais felizes se nos alienarmos.
Eu, particularmente, que já não tenho mais idade para buscar terras novas para explorar decidi que viverei à parte das decisões e atitudes de nossos políticos.E...
viva a ANARQUIA!

Meu filho, estou adorando seu blog, espero que continue escrevendo mesmo depois da sua partida, mesmo que seja só pra mim.
Te amo.

Unknown disse...

Cara, esse post tá muito bom! Me permite linká-lo no meu blog?

Abraço!