segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Razões para ir embora - Parte I

Existem vários fatores que nos fazem refletir diariamente sobre nossa possibilidade de ir embora ou não do país. Durante vários momentos nos deparamos com situações que nos prendem à nossa terra natal, que nos fazem analisar e ver se a decisão que tomamos foi realmente a mais acertada. Em outros momentos, nos deparamos com fatos que nos fazem querer antecipar ao máximo nossa ida. Esse fim de semana deparei com dois fatos que me fizeram querer arrumar logo as malas.

O primeiro veio de uma conversa com amigo. Ele presenciou e filmou recentemente alguns policiais agredindo dois assaltantes que haviam roubado uma senhora. A captura dos assaltantes foi realizada aparentemente por um policial a paisana, que simplesmente jogou o carro em cima dos suspeitos para então dar voz de prisão. Notem: jogar o carro em cima dos suspeitos e quebrá-los por inteiro não foi suficiente! Mesmo depois de um deles perder muito sangue devido ao atropelamento, os demais policiais que chegaram continuaram espancando seus prisioneiros! E tudo foi gravado no mais alto padrão de qualidade! Agora é só apresentar a filmagem a um jornal e fazer a denúncia, certo? Errado! A filmagem foi realizada de uma posição que revelaria com facilidade o local de sua residência. Quem no Brasil de hoje tem coragem de denunciar policiais revelando quem é e onde mora? Eu não tenho, meu amigo não tem! Temos medo da nossa própria polícia! Fiquei indignado!

O outro fato veio de algo que aconteceu diretamente comigo. Eu estava voltando de uma praia aqui em nosso Estado quando dois assaltantes jogaram uma pedra no vidro traseiro do meu carro. Por muita sorte o vidro não estourou. Quebrou, mas não o suficiente para deixar a pedra entrar. Até ai tudo bem, mais um assalto que eu estaria passando na vida (se não me engano o sétimo), nada mais normal no Brasil. O “pequeno” detalhe é que meus filhos estavam no banco de trás do carro, e se a pedra tivesse atravessado o vidro, provavelmente os teria machucado gravemente! Em uma situação como essa o prejuízo de um vidro quebrado é o menor deles. É a terceira vez que presencio uma tentativa de assalto junto com meus filhos. Ficamos nos perguntando até quando continuaremos tendo sorte. Fiquei mais uma vez indignado!

Num dia a indignação de saber do espancamento de dois suspeitos, no dia seguinte a inveja de não estar lá para poder dar uns tabefes neles também! O que me deixa mais triste nessa situação toda é a banalização da violência no Brasil. O assaltante não está nem ai se jogar um tijolo por uma janela de um carro vai amassar a cara de um menino de cinco anos que dorme no banco traseiro! Talvez seja até essa sua intenção, machucar alguém gravemente para que possamos parar o carro e então sermos abordados! Não está havendo uma inversão na ordem dos fatos? O certo não seria primeiro anunciar o assalto, para só em caso de necessidade machucar ou matar?

A impunidade nesse país escroto é tão grande, que os assaltantes têm plena convicção que podem fazer o que quiser e andar livremente! Que simplesmente podem virar a esquina e fazer o mesmo em outro carro, só que dessa vez amassando a cara de uma outra criança, ou de uma senhora, ou de quem quer que esteja a sua frente!

Saudades dos assaltos de antigamente....

4 comentários:

Julio Falcao Viana disse...

Infelizmente esse é um dos principais motivos por estarmos embarcando nessa jornada também!

Quando algumas pessoas perguntam: "Você vai se mudar para a Austrália?" e eu respondo que SIM, eles devolvem: "Que coragem!".

Coragem? Pois eu digo que corajoso é quem fica!

Só lamento não poder levar comigo todos aqueles que amo.

Maria Renata Rotta Furlanetti (Marie) disse...

Coragem! A coragem de ir, de ficar, de lutar, de fugir, de ignorar é a mesma coragem que precisamos para viver a vida querendo mais segurança, mais hobbies, mais prazeres, mais reconhecimentos, mais satisfações e a mesma coragem para renunciar a tudo isso, a mesma pra buscar a razão de tudo, e ainda a mesma coragem para aceitar fatos, aceitar razões, aprender com elas e assim crescer, crescer pro sucesso ou crescer pro que entendemos como o superior a tudo, se aproximar do que há de Absoluto no conceito de cada um, a coragem é coragem, o que pretendemos fazer com ela? Quem vamos deixar usar de nossa coragem, pra onde?

“Sabei que o Eu é o cavaleiro, e que o corpo é a carruagem; que o intelecto é o cocheiro, e que a mente são as rédeas. Os sentidos, dizem os sábios, são os cavalos; as estradas por onde passam são os labirintos do desejo. Os sábios consideram o Eu como aquele que se deleita quando está unido ao corpo, aos sentidos e à mente”

Katha Upanishad

Maria Renata Rotta Furlanetti (Marie) disse...

O mais legal de escrever em público é saber que sempre escrevemos, falamos, pra nós mesmos, justificamos o que pra nós precisa de justificativa, é aceitar em público o que nós mesmos precisamos ouvir, apenas invertendo quem deve ser o leitor. É deixar o ego de lado e assumir em público nossos apegos e fraquezas. Conscientes ou não, assim também o alimentamos.
Se bem q do que alimento meo ego o Duda e a Ana Paula já sabem melhor q eu, mas pelo visto estava precisando ouvir td isso, por isso escrevi!
Bjs. Marie

Anônimo disse...

zmAcredito que a razão para sair do país nao precisa ser esta.
basta apenas querer conhecer novas civilizações, culturas e prncipalmente pessoas.
O que está acontecendo é que vivemos num mundo onde os valores estão continuamente em construção e qdo me vejo diante dessas situações me pergunto; O que posso fazer para mudar esta situação depobreza e de tantas desigualdades sociais, econômicas e afetivas?
vamos pensar melhor na situação de todos nós e o que podemos construir para um futuro melhor para nossos filhos, filhas e netos e netas
bjs